Pular para o conteúdo principal

Teatro Elis Regina Fecha para "reparos"

O Teatro Elis Regina pede reformas há muitos anos, todo Sambernardense sabe e, mais agora que o pessoal do CAJUV, do CLAC principalmente e, dos grupos musicais e das ongs como Solano Trindade tem a convicção de que o problema de hoje é de muitos anos.

Em 2013 faz a PRIMEIRA CONFERENCIA DE CULTURA onde são colocados delegados e um dos pedidos era a revitalização do Teatro Elis Regina e verbas são pedidas ao Governo do Estado, ao Governo Federal que não vem, e os pedidos de uso do espaço foi criando demandas e o Teatro teve que funcionar em precárias condições.
Diz o novo prefeito, que AGORA ele foi ver as condições e resolveu interditar. Estamos sem o Teatro mais movimentado da cidade, assim disse ele que são mais de 19mil espectadores que passaram naquele Tetro o ano passado, e só não foi mais porque a Secretaria da Cultura e o ECAD estavam se bicando.
Mas o Exmo Prefeito Orlando Morando só notou esses problemas em 2017, isso porque ele era deputado estadual eleito por SBC.
Não nego que havia todos aqueles problemas, na saída de emergência, nos extintores, e o pior, a goteira que agora nas épocas chuvas irá chover mais lá dentro do que lá fora, com toda a certeza.
Pergunto ao Prefeito que irá melhorar a cidade:_ Você já foi em um Teatro de SBC?
Ainda não sabemos o que será do Elefante Branco do Museu do Trabalhador, mas o que se espera é que seja da Cultura totalmente, mas que não sejam desfeitos o CLAC o CLM que tem uma acústica para se dar aulas em diferentes salas.
Sabendo-se que o CAJUV sairá devido ao SESC pela reintegração de posse, o Museu do Trabalhador será o CAJUV... (alguns quem mudar o nome para Fabrica da Cultura) mas o CLM em especial precisa de salas acusticamente tratadas para vários tipos de instrumentais... desde um reco reco(macumba) e Orquestral, até o Rock Punk.
É claro que o Prefeito eleito conta com seus aliados, tornando-se mais facil a execução, mas porque ele não fez isso quando deputado estadual?

A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura


Como vocês podem ver no histórico deste blogguer, sempre esteve com os artistas, que um dia foram chamados de artes apenas, depois se dividiu em 11 artes, agora não sei mais o que chamar, Linguagens Artísticas culturais ? Serão as 11 tendo entre as mais cotadas Música, Artes Cênicas, Literatura e Artes Plasticas. no entanto isso vem mudando conforme a evolução, no entanto a Música é sempre a primeira...

 A música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, especialmente nas classes mais pobres, provocando um declínio cultural.

Espero que, ao fechar o Teatro para reparos, o prefeito de São Bernardo do Campo tenha um para nossas apresentações, afinal 19 mil foi pouco, queremos 50 mil para mais no término do ano! 

Dou uma sugestão ... o Teatro Cacilda Becker, que também precisa de reformas, mas hoje ele está livre das enchentes que outrora era o caos e estragava tudo! A ultima conferencia de cultura foi feito inicialmente no CAJUV da redenção, e o segundo dia, que foi muito mais proveitoso, no Teatro Cacilda Becker( precisamos de um Teatro central)  

O povo não quer só comida, o povo quer mais cultura, diversão e arte ... O povo é exigente !



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Mirim da EEPG Dr Baeta Neves, Medalha de Ouro do Mérito Juvenil

A BandaMirim Baeta Neves foi formada em 1963 por iniciativa da então diretora da EEPG “ Dr. Baeta Neves” , Sra Antonia Ortega de Abreu, que viu a possibilidade de aproveitamento do entusiasmo que a musica desperta normalmente nas crianças , canalizar o interesse dos escolares, retirando-as da rua, dando-lhes oportunidade oportunidade de aprimoramento de sua educação. Foram selecionados crianças do corpo discente do estabelecimento, crianças de idades variáveis entre 8 à 12 anos.
A Bandinha, como era chamada carinhosamente, teve o apoio da Municipalidade, na pessoa do prefeito Lauro Gomes de Almeida, que contratou o Maestro Irineu Negri Garcia, Maestro naquela época da “Corporação São José” , fornecendo fardamento, instrumental e incentivo a todo corpo docente daquele estabelecimento onde até esta data está sediada. Logo após a primeira apresentação em 5 de outubro de 1963, tornou-se conhecida, devido ao enorme sucesso alcançado e inúmeros convites de cidades vizinhas começaram a surg…

As fronteiras do Jazz, do Blues... quem veio primeiro?

As fronteiras do Jazz, do Blues, do suingue .... O Jazz era coisa fina, com material de primeira, mas nasceu da mesma forma que o Blues, entre pancadas de trabalhadores em linhas de trens, na força aplicada fazia-se um som e no ritmo saia uma forma de musica entre dores, o vento, o sol, a chuva e algumas palavras e musicas nativas dos escravos. Em um certo momento alguém(ingleses) com sensibilidade ouviu e disse yeé , isso dá Jazz. Quem aplica uma seção de Jazz nas veias, ficará viciado pelo resto da sua vida. Mas tocar Blues é complicado? Poxa amigo, se é complicado eu não sei, apenas digo que para ter um Session Blues basta ter alguns músicos, se faltar um baixista, por exemplo, pegaremos outro para fazermos o que chamamos no Brasil para o samba, pagode...Blues de mesa? rs quem sabe? e o melhor, são apenas 3 acordes(se vira com eles) Algumas coisas ditas em músicas Brasileiras como”Todo artista deve ir aonde o povo está” os Bluseirossentavam só com seu violão, logo aparece um vocal…

Beco Da Horta do Rudge Ramos ... conheça vc também!

A Horta do Beco do Rudge Ramos já existe há algum tempo, porém nem o inverno tirou o brilho e continua chamando pessoas de tantos lugares que nem sei mais como dizer...

Artes em pintura, Grafite, Cultura de plantas, muitas são exóticas e também musica, teatro ao vivo com um toque de festa, uma cerveja. São os amigos das artes.


como tudo começou


O começo de um lugar de maravilhas 



Colocando as plantas com o Graffit 


ECODAN aparece para dar conselhos úteis com o Alexandre Fraga 


Em breve um novo encontro, de muita cultura, arte, muitas pessoas envolvidas com esse projeto. Ciclistas , tá certo que o Beco do Batman é legal, não duvido, mas vocês conhecem a Horta do Beco na sua cidade de SBC?... fica no Rudge Ramos, apareçam no próximo encontro!
Enquanto isso, esperamos que curtam o Blogge pois só trás cultura!