sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Itacyr Bocato Jr

Gostaria de colocar aqui, uma descrição do que é o Itacyr Bocato Jr, e nada melhor que um vídeo que fala por muitas palavras, pois são as dele... 
Este belíssimo documentário que não se perderá no tempo, trás também a história de uma cidade chamada São Bernardo do Campo, em uma pequena escola chamada EEPG Dr Baeta Neves, assim formando a Banda Musical Dr Baeta Neves ganhadora de muitos troféus. 
As épocas das Bandas em São Bernardo do Campo começou em 1923 com a Corporação Musical Filarmônica Lauro Gomes, que só em 1955 foi conhecida  como Banda e só em 1982 foi dado o nome de Patrimônio Cultural da Cidade de São Bernardo do Campo, mas  o garoto Bocato, viria apenas depois e eu viria uns 7 anos depois dele. Lauro Gomes encostou o ouvido no instrumento para se certificar que não era playback o que meninos tão pequenos tocavam e com tão brilhantismo. A Corporação Musical São José é a remanescente de tantos anos ruins com a cultura, continua firme e forte e, embora ela tenha se tornado Ponto Cultural, a banda sofre com o descaso à cultura, na música em geral que foi perpetuada até o exmo ex prefeito de São Bernardo do Campo, Tito Costa... depois dele caiu uma banda, outra e outra, mas São Bernardo do Campo continua sendo a Cidade das Bandas, ou seja , da Metaleira (trombone, trompete, sax, flautas, clarinete, souzafone, trombone, tuba, bombardino) por isso a primeira banda depois da Dr Baeta Neves, teve o nome de Banda Metalurgia, que em minha concepção dois motivos foram dados: SBC era a Capital do Automóvel e Metalurgia eram as empresas automobilísticas , outra para confundir era o jeito diferente de se dar com a musica, com fusion, funk, samba, baião em complexos arranjos.
A Abertura da Fabrica do som ( que foi da TV Cultura entre 1983/1984) foi um grande desabafo sociocultural e até hoje lembramos com gosto.


Um dos meus favoritos instrumentistas brasileiros, ex -trombonista da banda Metalurgia, ou seria melhor dizer: Trombonista da ex banda Metalurgia?
A Banda Metalurgia existe, no coração de cada instrumentista Sambernadense, por isso não considero ex banda, e poderá qualquer hora ser recomposta com outros arranjos, outros instrumentistas, que darão o mesmo brilho que ora antes era dado em tempos de Baêta... No caso eu diria: é o Trombonista da Banda Metalurgia
Falar apenas de Bocato seria um orgulho, sabendo que existe Claudinho Baêta 1982 com Mané Leão - teclados, Bocato - trombone, Nonô - trumpete, Jacaré - sax, Lino Simão - sax, Da Julia - sax, Farias - trumpete, Eduzinho - baixo, Marcelo Munari - guitarra, Duda Neves - bateria. Grandes momentos. Tema "Impulso" (Lino Simão) 
Onde estes amigos estão?????
Bocato , ou Itacir Bocato Junior  é um dos Trombonistas mais respeitados em todo o mundo, Sambernadense, trabalhou ao lado de musicos de qualidade incontestável. Este artista, estuda desde os sete anos e cursou composição e regência na UNESP, estudando também na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Como eu disse Bocato além de tocar ao lado de inúmeros musicos, fez parte de grandes shows com Elis Regina, Arrigo Barnabé, Itamar Assunção, Rita Lee e Roberto Carlos....







                                         Aluísio Porto faz o documentário com propriedade 
Temos Grandes Musicos em São Bernardo do Campo, Ubaldo Versolato, Claudio Baeta, Gó do Trombone, Walter Sky, Jacaré, Levi, Keli Aragão, Flavio Bala, Marcelo Lopes, Uziel ... além de muitos Maestros bons, Até o Maetro Conceição e Irineu, Cicero Dantas e Romilson e o inesquecível Walter Sky que é lembrado a todo momento pelo Bocato, o professor! 
Esta história não pode ser perdida, somos a Fabrica de Musicos de Sopro. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário