quinta-feira, 23 de maio de 2013

Conservatório Padre José Maurício, parabéns aos netos dos "Massenzi"

Para chegar a dizer algo sobre as Bandas Mirins(Bandinhas) e Jovens em épocas de 2007 que foram cortadas ao meio e outras coisas que "desfomentaram a cultura" tive que contar as histórias do que foram realmente uma Bandinha de 60 até nos hoje. 
Da "mesmíssima" forma  para dar uma idéia o que poderia ser o Centro Livre de Musica(CLM) eu vou ter que contar as Histórias, verídicas de Conservatórios em São Bernardo do Campo




Foto tirada em datas dos anos 1960 mais ou menos, do primeiro passo para o ensino musical!

Eu, querendo chegar ao ponto "Centro Livre de Musica" vou ter que comentar algumas escolas, Conservatórios e até aonde estão estes músicos que viraram Maestros e hoje estão dando aulas nos melhores conservatórios do País.
Então fui a falar sobre a história:

Conservatórios Musicais de São Bernardo do Campo

 

De certo um dos primeiros, se não o primeiro, foi o CONSERVATÓRIO PADRE JOSÉ MAURÍCIO que foi a primeira escola de ensino artístico no Município de São Bernardo do Campo. Declarada de utilidade pública em 20 de dezembro de 1963, Lei Municipal n°1202, esta escola foi fundada por iniciativa da professora Gina Lombardi Massenzi , para preencher a lacuna existente até então no Município em termos de institutos dedicados ao ensino da música. Ainda em 1968 a escola foi reconhecida pelo governo do Estado de São Paulo bem como pela Secretaria do Estado de Educação.
Dona Odete esteve presente na inauguração no Conservatório tendo publicado na época um breve relato em sua coluna ARTE E OUTRAS COISAS. A seguir os trechos mais significativos deste registro:
_ Com a presença do Exmo Prefeito Sr e Sra Lauro Gomes, Sr Hygino de Lima e Sr  Virgílio Simonato, dos vereadores, do Sr Presidente Rubens Marques Cardoso e Lenildo Freitas Madalena foi inaugurado em 14 de março de 1963 o Conservatório Padre José Maurício. A cerimônia de inauguração que contou  com  o Reverendo Padre Celotto , além de todo corpo docente e discente teve a seguinte ordem:
_Inauguração pelo Exmo Sr Lauro Gomes, Benção do Estabelecimento pelo Padre Celotto e entronização do Sr Crucificado, saudação aos presentes pelo Sr Lenildo Madalena que num feliz improviso, fez a apologia da Sra Diretora professora Gina Massenzi que finalmente conseguiu seu sonho de criar um Conservatório.
Finalizando ouvimos nosso querido Prefeito, que, visivelmente comovido com a recepção vibrante e barulhenta que fizeram os alunos e todos os presentes, disse que da sua surpresa ao verificar o êxito do empreendimento e a dedicação de sua diretoria e professores. Sua Ex assegurou ao Conservatório a cooperação financeira, da Prefeitura, para este ano e os seguintes, na continuidade da administração, na pessoa do seu sucessor Hygino de Lima.
Como Feche de Ouro, a criançada cantou alegremente, “Aí já vem o Lauro” terminado com “Queremos Lauro Gomes em 1967”.
Nossos felicitações à professora Gina , a todos os alunos com os votos sinceros de  de progressos e realizações...
Em matéria de cursos e habilitações o Conservatório mantém cursos de Musica e Dança a nível de 1° grau, Cursos de Qualificação Profissional com habilitação profissional plena em música além de Bailarino para Corpo de Baile, ambas de 2° Grau.
Para a implementação e manutenção destes cursos o Conservatório conta com inúmeros  profissionais tais como:
Gina Lombardi Massenzi, fundadora da escola, diplomada em piano e acordeon , com diversos cursos de especialização, Diretora artística da escola.
Miryam Massenzi Leão, Licenciada em Educação Artística, Bacharel em Psicologia, habilitada em escolas de 1° e 2° graus , com curso superior de violão, incompleto , diretora administrativa.
Aparecido Neves Leão, Bacharel em administração de empresas, Secretário.

Corpo Docente:

Fizeram parte do quadro de professores desta escola profissionais de renome nacional como:
Lourdes França (pianista e compositora), Alfredo Messina(pianista e compositor) Ettore Agili (Violonista e Maestro), Maria Pia Finóchio (Coreografia e Bailarina) Mariana Natal, Adib Nagim, Délcio Alcantra e Délcio Otelo(Dançarinos e Coreógrafos)
Atualmente Gina Lombardi Massenzi, Miryam Massenzi Leão, Geisa Maria Menzoni , Maria de Lourdes Dias Aun, Tânia Maria de Sousa Brito, Kati Sateke Tura, João Batista Nobre,Antônio Francisco da Costa Junior  e Jorge Moreno.

Fonte do acervo da Memória Musical de São Bernardo do Campo (5)

O Blog: mais pra frente, ou pegando umas informações já dadas sobre o CLM, vocês entenderão o porque dessa obstinação sobre o CLM...

Educação é uma das características, pois quem é artista, musico se interessa e tem muita facilidade , um dos meus sobrinhos aos 3 anos, ou 2 anos adorava qualquer tipo de instrumento, inclusive o teclado. Cresceu em harmonia familiar e hoje faz melodias... Inteligente, lê e escreve  desde os 3 anos, conta em inglês desde os 4 além de saber algo de Alemão. recentemente fiquei sabendo que gosta de Xadrez, dei um tabuleiro comas peças e deu xeque mate na minha irmã... enquanto certas crianças ficam em joguinhos on line, ele prefere o xadrez.... ele tem muita inteligência...

O que ele adorava era vir em casa, ficar em meu quarto tocando o teclado, mas depois que a avó dele faleceu(Diretora e Professora Aureni de Andrade Faggi) ele demorou a aparecer...Hoje ele tem o seu teclado(bem melhor que o meu)


Aqui ele assoprando o saxofone... precisava ver a expressão de força, e depois de tanta força quando saiu um som o rosto do espanto...Isso me custou 2 palhetas, pois ele comeu mesmo(mordendo) a palheta! rs
Não tenho uma foto com ele jogando xadrez, mas garanto que se ele pegou gosto, ele não solta( vou a casa dele para uma partida em breve, o que me bloqueia é ir até lá)


                               Os Massenzi e Pierino

“Algo que creio interessante colocar é que foram realizados varios concursos de piano de ambito nacional e que foi a primeira e única escola com curso de dança a nivel de primeiro e segundo grau reconhecido pela secretaria de educação e curso supletivo a distâcia também de primeiro e segundo grau reconhecido" ,diz Myrian Massenzi,filha de Gina Massenzi (Fundadora do Conservatório) Escrito pela Myrian Massenzi, para este blog
Quando criança eu frequentei muito o conservatório porque fazia ballet. Me lembro que era muito movimentado e a parte de música muito bem conceituada, diz a Simone Massenzi Sarvodelli, ex aluna, Neta de Gina Massenzi e Pierino(Artista Plástico) que contém um enorme acervo cultural mantidos, com muito orgulho,pois se fosse eu, Mozart Faggi,estufaria o peito... Escrito por Simone Massenzi Sarvodelli para este blog

Veja o belo trabalho que os Netos de Pierino conservam neste site 

  



6 comentários:

  1. Obrigada Mozart, pelo resgate da memória!
    Simone Massenzi

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Existe ainda esse conservatório ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas tudo leva a crer que não há como seria antigamente, mas os Massenzi estão vivos e lutando para que a cultura tenha mais investimentos!

      Excluir
    2. Ainda lhe digo, gostaria que fosse colocado o nome de um futuro conservatório de música, da mesma importância, Gina Massenzi

      Excluir
  3. Hoje tenho 42 anos. Aos 9 ingressei no conservatório Padre José Maurício, confesso que se existisse hoje, colocaria minha filha para estudar. Grandes lembranças.��

    ResponderExcluir

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...