sexta-feira, 12 de julho de 2013

Forum Aberto de Cultura e Arte na Conferência

 
 
 
Alguns posicionamentos do Fórum Aberto de Cultura e Arte em relação a II Conferência Municipal de Cultura
1 - Solicitar documento que registra o resultado da I Conferência de Cultura realizada em 2009, constando as diretrizes tiradas, o que foi realizado e o que está pendente. De preferência que seja disponibilizado antes da II Conferência Municipal de Cultura.
2 - Segundo o Regimento interno da II Conferência Municipal de Cultura, publicado no decreto Nº 18.533, de 13 de junho de 2013, capitulo IV, artigo 10º, item III: caberá aos delegados eleitos participar do grupo de trabalho da Secretaria de Cultura, para elaboração do Plano Municipal de Cultura, queremos que estas reuniões sejam abertas.
3 - Que o Conselho Municipal de Políticas Culturais seja composto por 75% de membros da sociedade civil e 25% de membros do governo, seguindo as mesmas especificações que designam os delegados que participarão da Conferência Estadual de Cultura.
4 - Caso algum membro do Fórum Aberto de Cultura e Arte seja eleito como delegado de cultura, suas decisões no grupo de trabalho acima citado serão submetidas a aprovação do Fórum Aberto de Cultura e Arte.
5 - Elaboraremos diretrizes amplas que não engessem o Plano Municipal de Cultura, mas que contemplem as demandas tiradas em nossa carta aberta, já entregue em mãos para o Secretario de Cultura Osvaldo Neto e para o Prefeito Luiz Marinho.

Segue a Carta Aberta:
CARTA À PREFEITURA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Entendemos que a situação da cultura em nossa cidade necessita de maior atenção por parte do poder público.

Nos dirigimos aos senhores, Prefeito de São Bernardo do Campo, Secretário de Cultura e demais autoridades competentes para expor algumas demandas que sentimos como necessárias para que haja um significativo avanço nas políticas públicas para cultura em São Bernardo do Campo. Políticas que contribuam tanto para melhores condições na produção e formação artística, quanto para o maior acesso à arte por parte de toda a população.

Seguem as reivindicações que esperamos ter como realidade o mais breve possível:

- Dotação orçamentária de pelo menos 1% da receita municipal para a Secretaria de Cultura, conforme indicação da Unesco. - Fomento para todas as artes
- Retorno dos editais culturais como VAI e Residência Artística;
- Ampliação dos editais culturais como bolsas de intercâmbio;
- Ampliação dos editais de ocupação de equipamentos culturais e demais áreas públicas;
- Decreto de lei que regulamente a apresentação artística em espaços públicos e a utilização do "chapéu" para recolhimento de contribuições espontâneas do público
- Pela implantação de uma Escola Livre de Circo em São Bernardo do Campo.
- Reativação do Centro Livre de Música. - Reativação do Programa Agentes de Leitura.
- Apoio ao espaço do CAJUV, contra sua privatização.

Sendo assim convidamos a todos para refletir sobre o que queremos para a cultura de nossa cidade, este grupo é aberto, nos reuniremos novamente na quarta feira dia 10 de Julho as 19h00 no Clube Alameda Gloria, localizado na Rua Príncipe Humberto, 315, centro de SBC
 
Reflexão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...