terça-feira, 5 de julho de 2011

(QUARTA  -  6/7/2011)
 30/5 segunda a 11/7 segunda 

Ciclo de Palestras do Patrimônio Cultural
Junho/Julho 2011

Programação Gratuita
Em dezembro de 2010 foi realizado o seminário “A Proteção do Patrimônio Cultural”, atividade parte de uma proposta mais ampla e que teve por objetivo ser a entrada para um rico universo de questões envolvendo o tema do patrimônio cultural: memória, patrimônio material e imaterial, políticas de preservação, intervenção em bens tombados, aspectos jurídicos da preservação, educação patrimonial, enfim, apenas algumas das opções que podem ser enumeradas.

  - 
 31/5 terça a 9/7 sábado 

AÇÃO ENTRE LIVROS - Exposição : “Ilva Aceto Maranesi”- Personagem de um Cenário
A exposição evoca momentos intimistas de Ilva ,coletados pela artista plástica Elisete Ambar. São produtos de encontros entre pessoas do universo da literatura e da arte. As imagens da artista revelam o ambiente construído por Ilva como se fosse um cenário.
Abertura: 31 de maio ( terça) 19h
Visitação : até 9 de julho - horários : de terça a sábado das 9h às 18h, e quintas das 9h às 21h30.

Em junho :

A artista Elisete Ambar falará sobre o seu processo de criação do livro de artista e as relações entre a fotografia e a literatura.

Dia 16 (quinta ) 19h

Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi. Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Tel: 4125-2379   - 
 4/6 sábado a 30/7 sábado 

O TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃO
Obras do acervo da Pinacoteca de São Bernardo que têm como motivo aspectos do mundo do trabalho e registram situações da atividade transformadora humana na cidade, na região e no mundo em geral serão expostas para permitir uma visão social e cultural das mudanças ocorridas e em curso nesse campo. Serão expostos trabalhos de artistas como Iracy Nitsche, Carlos Fioravanti, Climério Cordeiro, Hudinilson Jr., Orlando Mattos, Pierino Massenzi, Regina Silveira e Ricardo Amadasi, entre outros. Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Rua Kara, 105 – Jardim do Mar – tel. 4125-4056/4125-2466. Funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h (quinta, até 20h30)  - 
 1/7 sexta a 29/7 sexta 

PROGRAMAÇÃO - CINECLUBE BIBLIOTECA MALBA TAHAN
CINECLUBE BIBLIOTECA MALBA TAHAN
Rua Helena Jaquey, 208, Rudge Ramos. Tel: 4368-1010



Por trás do pano(Brasil, 1999, 90 min.)
Dia 7 (quinta) e 8 (sexta) 15h
O filme mostra a montagem de uma peça de teatro, desde o primeiro ensaio, até a estréia, simultaneamente com o relacionamento dos atores Sérgio e Helena. Com humor, romantismo e poesia, o cotidiano dos personagens é mostrado ao público. Direção: Luiz Villaça. Recomendação etária: 12 anos.

Cafuné(Brasil, 2006, 73 min.)
Dia 14 (quinta) e 15 (sexta) 15h
Ambientado no Rio de Janeiro, o filme tem como tema a história do amor entre Marquinhos, jovem morador da favela da Rocinha, e Débora, uma jovem de classe média alta, e das dificuldades que tiveram de enfrentar para levar este relacionamento adiante. Direção: Bruno Vianna. Recomendação etária: 16 anos.

Farenheit 451(Inglaterra/França, 1966, 112 min.)
Dia 21 (quinta) e 22 (sexta) 15h
Em um país em que os livros são proibidos, o bombeiro Montag tem a incumbência de queimá-los. Porém, ele se envolve com uma professora revolucionária que se atreve a lê-los e, por conta disso, ele se torna um fugitivo e vive o dilema de escolher entre duas mulheres e os respectivos estilos de vida que proporcionam: segurança pessoal por uma e liberdade intelectual por outra. Direção: François Truffaut. Recomendação etária: 12 anos

Desmundo(Brasil, 2003, 100 min.)
Dia 28 (quinta) e 29 (sexta) 15h
Filme de uma adolescente portuguesa de 16 anos, educada em um convento, que se vê obrigada a casar-se com um degredado que enriqueceu com terras e escravos no Brasil. Apavorada diante de um mundo que não compreende, sempre tenta fugir e voltar para Portugal. Direção:Alain Fresnott. Recomendação etária: 14 anos

  - 
 1/7 sexta a 29/7 sexta 

CINECLUBE IPÊ
Espaço contemplado pelo Edital de Cineclubes, da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo.

Mês das histórias de aventura e fantasia

Rua dos Baobás, 30. Jardim Ipê. Tel: 4338-2198
Recomendação Livre/Grátis

O corcunda de Notre Dame (EUA/1996/91 min.)
Dia 15 (sexta) 9h
A história se passa em Paris, durante a Idade Média, onde vive Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado desde a sua infância nos porões da catedral de Notre Dame. Até que, um dia, decide sair da escuridão em que vive e conhece uma bela cigana por quem se apaixona. Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise.

Tron o legado (EUA/2010/127 min.)
Dia 15 (sexta) 14h
Conta a história de um jovem engenheiro de Softwares que desapareceu sem deixar vestígios. Gênio da informática, trabalhava para uma grande corporação desenvolvendo novas ideias para videogames, mas seus projetos eram roubados por outro funcionário, que os apresenta como seus e acaba sendo promovido. Direção: Joseph Kosinski.

A bela e a fera (EUA/1991/84 min.)
Dia 22 (sexta) 9h
Em uma pequena aldeia da França vive uma jovem inteligente que é considerada estranha pelos moradores e seu pai, um inventor que é visto como um louco na redondeza. Ela vive a ser cortejada por um homem, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem o homem mais bonito, ela não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise.

Crônicas de Nárnia (EUA/2005/140 min.)
Dia 22 (sexta) 14h
Quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial, moram em uma propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que os levam para o mundo mágico de Nárnia. Este mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, e já fora um lugar pacífico e agora vive sob a maldição da Feiticeira Branca, que fez deste mundo um intenso e pesado inverno. Direção: Andrew Adamsson.

Vida de inseto (EUA/1998/107 min.)
Dia 29 (sexta) 9h
Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Desesperadas as formigas decidem pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha. Direção: John Lasseter.

Por água abaixo (EUA/2006/84 min.)
Dia 29 (sexta) 14h
Um rato de estimação da alta sociedade londrina, que vive em um luxuoso apartamento em Kensington , é expulso da sociedade, enviado descarga abaixo, indo parar em Ratopólis, um submundo localizado de baixo das ruas de Londres. Lá, ele conhece uma ratazana que trabalha com seu barco e que é a única capaz de ajudá-lo a voltar para casa. Direção: Davi Boers/Sam Fell.   - 
 2/7 sábado a 30/7 sábado 

JOGOS DE RPG
Dias 2,16,23 e 30 (sábado) das 13h às 17h
RPG, sigla de Role Playing Game, são jogos abrangentes e com variáveis tão distintas que podem ser classificados por Tipo. São jogos de interpretação no qual existe o desenvolvimento tanto do personagem como da história, sempre sob a coordenação de um mestre.
Coordenação Mestre Adriano Sintate.
Público Alvo: a partir de 12 anos
Gibiteca Municipal Eugenio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar.   - 
 2/7 sábado a 24/7 domingo 

AÇÃO CULTURAL NOS BAIRROS
Programa de descentralização cultural implementado pela Secretaria de Cultura, cujo objetivo é promover a cidadania cultural em locais fora do eixo central da cidade, através de ações como contações de histórias, cineclubes, apresentações teatrais, música, etc. Livre – Grátis

Dia 2 (sábado) 10h
Colônia dos Pescadores - III Festa dos Pescadores Profissionais da Billings
A terceira edição da festa dos pescadores começará com um ato ecunêmico e terá a presença de diversos grupos musicais. Apresentações confirmadas do Grupo Musical da AMA, dos repentistas Passo Preto e Zé Don Don, muito forró com Bernadete França e Edcarlos, e a Folia de Reis Estrela Guia resgata um pouco da cultura popular tradicional. Estrada do Rio Acima, nº 5.930, Colônia dos Pescadores, Z 1 “José Bonifácio”, Capatazia.

Dia 10 (domingo) 14h
No Olho da Rua - Cia Caricaturas de Teatro
Mundo Nonato é um varredor de rua. Ele e as crianças Rita e Pedro vão tentar despertar o povo para que a rua possa propiciar coisas bonitas e mostrar que nunca estamos sozinhos. Rua Sapucaí, 355, esquina com a Rua dos Meninos. Sociedade Amigos Esportiva Vila Vivaldi.

Dia 17 (domingo) 10h
As Margens da Alegria – Cia Teatral e Circense Gijenê
A Cia Teatral e Circense Gijenê apresenta o espetáculo inspirado em obras de Guimarães Rosa e Maria Clara Machado. Com elementos de circo, teatro e música, leva ao público diferentes histórias de crianças, abordando seus medos, descobertas e anseios. Rua Vitória, altura do nº 150. Botujuru.

Dia 23 (sábado) 16h
Intervenção Hip Hop
Os quatro elementos do hip hop estarão representados por talentosos artistas. O Mc Enézimo irá apresentar os sucessos de sua carreira acompanhado das bases do grande Dj Nato PK. Os b-boys do Daft Crazy Crew mostram o melhor do break, enquanto o grafiteiro Cena 7, premiado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI SBC 2009, desenvolve sua arte com o spray. Rua Francisco Torres de Moraes, na quadra/ praça do Esporte Clube da Vila Moraes do alto do Baeta Neves.

Dia 23 (sábado) 16h
Tarde de Palhaçada - Cia Gira Teatral
O grupo apresenta uma homenagem a conhecidos palhaços brasileiros, em uma pesquisa que perdurou 20 anos. Palhaços como Arrelia, Fuzarca e Carequinha são lembrados no espetáculo. Rua Tropical, altura do nº 48, na quadra esportiva da Vila Pelé.

Dia 23 (sábado) 16h
Voz Inventada – Cia Contos em Cantos
Descobrindo como usar as palavras, um menino vira um poeta que inventa o que quiser. Assim, outras histórias surgem de sua imaginação, poemas ganham uma nova composição musical e brincadeiras com palavras são retiradas da “caixinha de despropósitos”. Estrada dos Alvarengas, 10019, sede 252. Vila Moraes.

Dia 24 (domingo) 10h
Ciranda das Flores – Cia Prosa dos Ventos
Uma jardineira e um semeador trabalham juntos. Embora estejam apaixonados um pelo outro, não conseguem declarar esta paixão. Para revelar seus sentimentos, os dois entram em uma linda e divertida aventura. Rua Quitéria Ana Leite da Silva, altura do nº255, na quadra comunitária. Bairro Capelinha.

Dia 24 (domingo) 10h
Terreiro da Folia - Cia Folias e Folguedos
Terreiro da Folia é uma leitura de nossa cultura popular tradicional, como o Bumba meu Boi. Há muita dança e música, esta sempre ao vivo. Nossas histórias e costumes são retratados e cantados nesta apresentação. Rua Mario Micheroli, altura nº 729, em frente a padaria. Jardim Nossa Senhora de Fátima.

  - 
 2/7 sábado a 6/8 sábado 

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E LITERATURA
Exposição de Gibis e HQ literários do acervo da Gibiteca Municipal, com o propósito principal de fomentar a reflexão sobre a importância das histórias em quadrinhos na formação de leitores. Gibiteca Municipal Eugênio Colonnese. Rua Tasman, 301, Jardim do Mar. Visitação : de 2 de julho à 6 de agosto de 2011. De terça a sábado das 9h às 17h.   - 
 3/7 domingo a 17/7 domingo 

CIRCO - INVASÃO CIRCENSE
Quatro artistas cometem o erro de registar a trupe como "5 sem lona"; para resolver este problema partem em uma busca incessante por mais um integrante para a trupe, passando por diversos desafios. Demonstram habilidades em malabares, equilíbrio, acrobacias aéreas e clown, mas muitos mistérios envolvem o quinto elemento, em um espetáculo que atravessa o tradicional e o contemporâneo. Invasão Circense é um projeto contemplado pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI SBC

Dia 3 (domingo) 15h - Praça Giovani Breda (Área Verde)

Dia 10 (domingo) 15h - Praça Rafael Lazzuri

Dia 17 (domingo) 15h - Parque Estoril

  - 
 6/7 quarta a 27/7 quarta 

CONTOS & ENCANTOS
Atividade de contação de histórias realizada de forma lúdica pelos funcionários das bibliotecas e do serviço de Ações Descentralizadas, com a finalidade de incentivo à leitura e formação de leitores.

Dias: 6,13,20 e 27 (quarta) 9h e 14h
História: O sapo num dia especial
Autor: Max Velthuijs
O coelho disse para o sapo que aquele dia era muito especial, mas não explicou o porquê. Curioso, o sapo tentou adivinhar, andou pela mata, perguntou a outros animais, e ninguém sabia que dia especial era esse.

Dia 13 (quarta) 10h30
Dia 20 (quarta) 14h30
História: A galinha xadrez
Autor: Rogério Trezza
Considerada um clássico universal da literatura infantil, esta fábula questiona valores presentes em várias épocas e diferentes gerações. História de uma galinha ruiva que resolve fazer um pão e de como seus amigos se comportam no momento de ajudar e usufruir do resultado do trabalho.
Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel: 4368-1010   - 
 6/7 quarta a 29/7 sexta 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - NAS BIBLIOTECAS
Atividade lúdica em que a oralidade e a escrita se unem em espetáculos que despertam a curiosidade e o prazer pela leitura.

Dia 6 (quarta) 14h30
Pedro, João e José, conto inspirado no livro Contos de Espanto e Alumbramento, de Ricardo Azevedo. Histórias repletas de mistério, espanto, fantasia e delicadeza, cheias de heróis enfeitiçados, animais mágicos e bruxas. Com as contadoras de histórias Fernanda Castello e Lilian Damasceno, integrantes do Grupo Conte com Elas.
Biblioteca Pública Municipal Manuel Bandeira. Rua Bauru, 21, Baeta Neves. Tel: 4336-8214

Dia 22 (sexta) 14h30
O que é um sonho?, do escritor alemão Hubert Schirneck, narra a história de Jonas, um filhote de toupeira que quer saber o que é um sonho. Como sua família não consegue lhe explicar, ele sai da toca para perguntar aos outros animais, os quais dão respostas diferentes. Jonas então volta para casa, conta a seus pais e tenta chegar a uma conclusão. Com Carlos Lotto e o músico Joel Marques integrantes do Grupo “O Mundo é um Livro”.
Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato. Rua Jurubatuba,1415, Centro. Tel: 4330-2888

Dia 22 (sexta) 14h30
A princesa jia, de Luís Câmara Cascudo, história de uma linda princesa condenada a viver como uma horrorosa jia (rã) Somente um amor verdadeiro poderá quebrar o encanto a que foi condenada.
O macaco que perdeu a banana, também de Luís Câmara Cascudo, história de um macaco atrapalhado que depois de deixar cair sua banana dentro do oco de uma árvore precisa pedir ajuda para recuperá-la.
Os xulingos, do autor Max Lucado. Xulingos são bonecos de madeira que têm o costume de colar estrelas no corpo dos que possuem virtudes e bolinhas cinza no corpo de quem não as possui. Entre os habitantes da aldeia dos Xulingos, um dos mais notados é Marcinelo que, por ser desprovido de habilidades, passa o tempo todo recebendo colagem de bolinhas cinza. Com o contador de histórias Reinaldo Murillo Nunes, do Grupo Roda de Histórias.
Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis. Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande. Tel: 4354-9809.

Dia 27 (quarta) 14h30
Jogos e brincadeiras com histórias e origamis, histórias contadas através da utilização de jogos e origamis que vão se tornando brinquedos divertidos. Um resgate às brincadeiras e jogos através das narrativas e da interação entre os participantes. Com a contadora de histórias e origamista Irene Tanabe, do Grupo Histórias Contadas com Origami.
Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa. Av. João Firmino, 900, Bairro Assunção.Tel: 4351-5422

Dia 28 (quinta) 14h30
O Casamento entre o céu e a terra, lendas indígenas coletadas por Leonardo Boff, adaptadas por Nivanda Maria. Aborda a cultura indígena, o respeito à natureza, a solidariedade, a democracia e, principalmente, a consciência de que somos todos um. Espetáculo recheado de belas canções, onde os personagens são representados por instrumentos de percussão e por adereços indígenas. Com Nivanda Maria e Othoniel Siqueira , integrantes do Grupo Cia Luar no Ar.
Biblioteca Pública Municipal Malba Tahan. Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel: 4368-1010

Dia 29 (sexta) 14h30
A princesa e o gigante, conto de encantamento de Luís Câmara Cascudo o qual narra as aventuras de um rapaz corajoso, que para reencontrar suas irmãs conta com a ajuda de um leão, uma águia e um peixe dourado. Assim ele chega ao reino de Acelois, onde mora o temido gigante imortal. Com Fabi Ribeiro e Ruthe Melchior, do Núcleo Mala e Cuia.
Biblioteca Pública Municipal Érico Veríssimo. Rua Jacob do Bandolim, 81, Paulicéia. Tel: 4178-6648   - 
 6/7 quarta a 24/7 domingo 

CINEMÃO NAS FÉRIAS

Filmes para toda a família no Teatro Elis Regina no mês das férias.
Verifique a recomendação etária. Grátis

Teatro Elis Regina
Av. João Firmino, 900 - Bairro Assunção - Tel: 4351-3479

Toy Story 3 (EUA, 2010, 103 min.)
Dia 6 (quarta) 15h Andy - agora um rapaz - está prestes a ir para a faculdade e entra em um dilema sobre o que fazer com seus brinquedos. Assim, Woody, Buzz e os demais brinquedos sentem-se rejeitados e pensam que Andy não os quer mais. Entretanto, o rapaz deseja um destino nobre para eles. Vencedor do Oscar de Melhor Animação. Recomendação etária: livre.

Aprendiz de feiticeiro (EUA, 2010, 111 min.)
Dia 7 (quinta) 15h
Direção: Jon Turteltaub. O mestre feiticeiro, Balthazar Blake, recruta Dave Stutler, (interpretado pelo ator Jay Barchel), um jovem aparentemente normal, mas com potenciais ocultos, para ensiná-lo a arte da magia.Depois de um curso na arte da magia, Balthazar e seu pupilo, tentam defender Manhattan de Maxim Horvath (Alfred Molina), o vilão da história. Mais uma vez o bem trava uma guerra contra o mal. Recomendação etária: 10 anos.

Como treinar seu dragão (EUA, 2010, 98 min)
Dia 10 (domingo) 15h
Soluço é um jovem viking atípico. Magrinho, seu grande sonho é se tornar um viking valoroso. Mas, ele acaba tento como amigo o pior inimigo deste povo: os dragões. Soluço tem que provar a todos que humanos e dragões podem ter uma convivência amigável. Baseado nos livros de Cressida Cowell. Vencedor do Annie Awards de Melhor Animação. Recomendação etária: livre.

Alice no país das maravilhas (EUA, 2010, 108min)
Dia 13 (quarta) 15h
Neste filme de direção de Tim Burton, Alice é uma jovem que passa a seguir um coelho branco apressado. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos. Lá, ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp) e passa a viver muitas aventuras. Recomendação etária: 10 anos.

Meu malvado preferido (EUA, 2010, 92 min)
Dia 14 (quinta) 15h
O ladrão Gru sempre fez furtos mirabolantes. O último deles foi roubar uma pirâmide. Mas, ele quer mais: ele quer furtar a Lua. Para isso conta com a ajuda dos mínions, seres amarelados que trabalham como seus ajudantes, e do Dr. Nefario. Mas, ao longo de sua jornada, ele conhece três lindas menininhas. Recomendação etária: livre.

Príncipe da Pérsia - as areias do tempo (EUA, 2010, 116 min)
Dia 17 (domingo) 15h
Dastan é um jovem príncipe que ajuda o irmão mais velho a conquistar uma cidade. Lá, ele encontra uma estranha e bela adaga e decide guardá-la. Tamina, a princesa local, sabe que Dastan está com a adaga e tenta se aproximar dele para recuperá-la. O objeto possui o poder de fazer seu portador viajar no tempo. Recomendação etária: 12 anos.

Enrolados (EUA, 2010, 100 min)
Dia 20 (quarta) 15h
Flynn Ryder é um bandido procurado. Certa ocasião, em fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre e para isso ela ajuda o bandido a fugir. Recomendação etária: livre.

Shrek para sempre (EUA, 2010, 93 min)
Dia 21 (quinta) 15h
Quarta aventura do ogro verde, agora Shrek conta como é sua vida no reino de Tão, Tão Distante. Recomendação etária: 10 anos.

Tron o Legado (EUA, 2010, 125 min)
Dia 24 (domingo) 15h
Kevin Flynn (Jeff Bridges) é um gênio da informática. Mas, ele desaparece sem deixar vestígios. Seu filho Sam (Owen Best), já com 27 anos, não quer assumir o controle da empresa do pai. Um dia, Sam vá até fliperama de seu pai. O rapaz encontra uma passagem secreta, que o leva para um mundo completamente digital. Recomendação etária: 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário