domingo, 22 de maio de 2011

Musica... Salvador Arena

Salvador Arena foi uma pessoa que com recursos financeiros, de bom tamanho até, foi uma pessoa que se dedicou a sua vida ao próximo. Deixou praticamente todos seus recursos para a benfeitoria do povo que necessitava da ajuda. Tal ajuda seria na Educação, Esportes e Cultura, sabendo-se que ele tinha uma boa visão do que a Cultura poderia trazer ao cidadão, inclusive a auto estima.

Não tive tempo de me encontrar com o famoso Salvador Arena, dono da Termomecânica, mas tive parentes que eram funcionários de confiança e, estes podem dizer com muita simplicidade: Era um homem visionário, humilde, humorado enfim, trabalhar para ele era um prazer.
Antes de dar este pequeno recorte, perguntei a minha tia, pensando que ela iria dizer gigantescas coisas sobre o SR Salvador Arena , do contrário, o que definia ele era coisas muito simples, assim como.


Neste mês apareceu algumas atrações, inclusive na Praça Salvatore Arena, após algumas reformas, Shows de Musica.

Agora já no final do mês, ainda temos muito que assistir.

Banda Lira Musical de Diadema

Fundada em 1968, a banda realiza um trabalho instrumental marcado por arranjos modernos de músicas populares brasileiras e canções internacionais. Nesta nova fase, o grupo conta com 30 músicos, coordenação musical de Vanderlei Cesário da Silva e regência do maestro Lucas Guimarães. A inovação e autenticidade do grupo o tornaram um dos maiores nomes da música instrumental em todo o país. Duração: 60 min. Dia 26 (quinta) 20h.
Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel: 4368-1246.   - 
Toca Viola


 
Novo projeto da Secretaria de Cultura, que busca aproximar o público de São Bernardo do multifacetado universo da cultura popular, o Toca Viola traz o melhor da música caipira de raiz da região.
A viola é por excelência um instrumento musical do meio rural, sendo muito disseminada em nosso país, e encontrada nos mais longínquos rincões do sertão brasileiro. A preocupação da Secretaria de Cultura em manter, fortalecer e expandir essa cultura específica, a caipira de raiz que resiste em meio urbano, se traduz neste projeto que contempla o que é produzido na cidade em diálogo com outras cidades da região, do estado e do Brasil. Neste mês teremos espetáculos com a Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo do Campo, Leide e Laura e As Pantaneiras, além da aula-show com Paulo Freire e coordenação geral do projeto de Leandro de Abreu.
Paulo Freire, grande prosador, partindo da história de seu aprendizado, no sertão do Urucuia (noroeste de Minas Gerais), região que inspirou Guimarães Rosa a escrever o romance “Grande Sertão: Veredas”, mostrará o mundo que cerca a viola - desde suas composições que foram trilhas para seriados da TV Globo, passando por canções de Alvarenga e Ranchinho, Zé Mulato e Cassiano, até o famoso pacto com o diabo para tocar viola. Ele conversará com o público sobre a importância do sertão neste aprendizado através dos “toques de viola” - músicas instrumentais – que têm sempre relação com a natureza. Também falará da construção dos “causos” a partir da tradição oral dos grandes compositores da música caipira e suas criações (baseado em suas pesquisas para escrever o livro “Eu Nasci Naquela Serra”), além do que é ser “violeiro e contador de causos”. E como não poderia faltar muita música tocada na viola, aprendida com Seu Manelim no sertão de Minas Gerais e trabalhada em inúmeras apresentações.
A Orquestra de Viola de São Bernardo do Campo também fará regularmente sua participação no Toca Viola, convidando grandes nomes da música de raiz, o que motiva tanto a orquestra quanto os parceiros convidados, pois o público terá contato com o universo riquíssimo da viola através de várias facetas. Cada grupo traz uma história que é única, moldada nas suas vivências e partilhar isso com o ouvinte é fundamental para a troca entre quem faz e quem ouve.
Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Av. Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel: 4368-1246. Dia 28 (sábado) 16h.   - 
Música no Parque Salvador Arena

Programação permanente da Secretaria de Cultura que elegeu o Parque Salvador Arena como espaço privilegiado para a música de qualidade. 



Arnaldo Tifu
O MC natural de Santo André rima desde os 10 anos de idade. Aos 25 anos já é um artista consolidado e seu show traz uma mistura de entretenimento e conhecimento. A presença da cultura brasileira em seu trabalho é uma marca de Arnaldo Tifu, que une ao Hip Hop elementos como literatura de cordel, repente, samba e embolada. Duração: 60 min. Dia 29 (domingo) 16h. 
Tim Festival 2005


Mundo Livre S.A.
Liderados por Fred Zero Quatro, um dos idealizadores do movimento Mangue Beat, o grupo pernambucano apresenta o show “Combat Samba”, a primeira coletânea da história do grupo com 13 faixas de discos anteriores e uma inédita. O grupo, com sua peculiar mistura de samba e punk rock, é uma unanimidade na música brasileira do novo milênio, possui dois discos entre os 100 melhores de todos os tempos segundo a Revista Rolling Stones do Brasil. Duração: 90 min. Dia 29 (domingo) 17h. 

 Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos. Tel: 4368-1246.   -

 http://www.saobernardo.sp.gov.br/comuns/pqt_container_r01.asp?srcpg=cultura_agenda&area=cultura&genero=m%FAsica

Nenhum comentário:

Postar um comentário