Pular para o conteúdo principal

Em Memória a Banda Metalurgia

Não sei quanto a vocês, mas em 1983, a Banda Metalurgia foi um grande sucesso, fomentou várias bandas e muitos ainda tocam. Todos conheceram a Banda Metalurgia e muitos viram esse sucesso por um programa chamado FABRICA DO SOM.  Assistíamos ao vivo  e o gingle de entrada era a musica Lá Em Guayaquil 

Esta Banda que se inspirou nas melhores mentes e bandas de jazz, Big Bands, Blues, além da banda ter suas raízes no samba, forró, frevo, muito swingue alias no Brasil tem muito swingue. 
A Tv Cultura fez um programa de sucesso e sendo tudo registrado...




Em 1980 a Banda Metalurgia  se formou, gravou um somente disco LP





banda Metalurgia

:A banda brasileira de jazz-rock, formada em São Bernardo do Campo (São Paulo), Brasil em 1982. Os componentes da banda são:
 
Marcelo Munari (guitarras)Mané Leão (piano), Edu Fiore (baixo), Claudinho (bateria), Lino Simão (saxofone e flauta), Bocato (um dos grandes trombonistas brasileiros), Non-Camargo (trompete), Claudio Faria (flugelhorn), Jacaré (saxofone) e Julio Peluchi(Da Júlia) (saxofone). Os membros são amigos de infância do bairro de Baeta Neves, em S.Bernardo, uma cidade industrial do subúrbio de São Paulo. Todos os músicos estudaram e compuseram a "Banda Mirim do Baeta Neves", uma das grandes bandas marciais do Brasil, formada nos anos 60 e ainda ativa. 
Banda Metalurgia estava fazendo história em grandes e grandes shows na Lira Paulistana, um famoso teatro de São Paulo, reconhecido por divulgar bandas jovens e músicos que iniciaram o movimento vanguarda paulista. 

O disco Banda Metalurgia (Som da Gente, 1982) foi o único álbum lançado pela Banda Metalurgia. 

A banda encerrou suas atividades em 1983/1984. Bocato (Itacyr Bocato Jr.), o trombonista, tem uma maior carreira solo e ainda ativa.
Menos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Banda Mirim da EEPG Dr Baeta Neves, Medalha de Ouro do Mérito Juvenil

A BandaMirim Baeta Neves foi formada em 1963 por iniciativa da então diretora da EEPG “ Dr. Baeta Neves” , Sra Antonia Ortega de Abreu, que viu a possibilidade de aproveitamento do entusiasmo que a musica desperta normalmente nas crianças , canalizar o interesse dos escolares, retirando-as da rua, dando-lhes oportunidade oportunidade de aprimoramento de sua educação. Foram selecionados crianças do corpo discente do estabelecimento, crianças de idades variáveis entre 8 à 12 anos.
A Bandinha, como era chamada carinhosamente, teve o apoio da Municipalidade, na pessoa do prefeito Lauro Gomes de Almeida, que contratou o Maestro Irineu Negri Garcia, Maestro naquela época da “Corporação São José” , fornecendo fardamento, instrumental e incentivo a todo corpo docente daquele estabelecimento onde até esta data está sediada. Logo após a primeira apresentação em 5 de outubro de 1963, tornou-se conhecida, devido ao enorme sucesso alcançado e inúmeros convites de cidades vizinhas começaram a surg…

As fronteiras do Jazz, do Blues... quem veio primeiro?

As fronteiras do Jazz, do Blues, do suingue .... O Jazz era coisa fina, com material de primeira, mas nasceu da mesma forma que o Blues, entre pancadas de trabalhadores em linhas de trens, na força aplicada fazia-se um som e no ritmo saia uma forma de musica entre dores, o vento, o sol, a chuva e algumas palavras e musicas nativas dos escravos. Em um certo momento alguém(ingleses) com sensibilidade ouviu e disse yeé , isso dá Jazz. Quem aplica uma seção de Jazz nas veias, ficará viciado pelo resto da sua vida. Mas tocar Blues é complicado? Poxa amigo, se é complicado eu não sei, apenas digo que para ter um Session Blues basta ter alguns músicos, se faltar um baixista, por exemplo, pegaremos outro para fazermos o que chamamos no Brasil para o samba, pagode...Blues de mesa? rs quem sabe? e o melhor, são apenas 3 acordes(se vira com eles) Algumas coisas ditas em músicas Brasileiras como”Todo artista deve ir aonde o povo está” os Bluseirossentavam só com seu violão, logo aparece um vocal…

Beco Da Horta do Rudge Ramos ... conheça vc também!

A Horta do Beco do Rudge Ramos já existe há algum tempo, porém nem o inverno tirou o brilho e continua chamando pessoas de tantos lugares que nem sei mais como dizer...

Artes em pintura, Grafite, Cultura de plantas, muitas são exóticas e também musica, teatro ao vivo com um toque de festa, uma cerveja. São os amigos das artes.


como tudo começou


O começo de um lugar de maravilhas 



Colocando as plantas com o Graffit 


ECODAN aparece para dar conselhos úteis com o Alexandre Fraga 


Em breve um novo encontro, de muita cultura, arte, muitas pessoas envolvidas com esse projeto. Ciclistas , tá certo que o Beco do Batman é legal, não duvido, mas vocês conhecem a Horta do Beco na sua cidade de SBC?... fica no Rudge Ramos, apareçam no próximo encontro!
Enquanto isso, esperamos que curtam o Blogge pois só trás cultura!