quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Pra Ver a Banda ir Embora


Muito tem a se dizer se falarmos de Banda. As Bandas estiveram presentes em nossas vidas, em desfiles cívicos, em aberturas de um órgão público ou até de um comercial. No mínimo o que as Bandas fariam seria, “tocar o Hino Nacional Brasileiro”...
Hoje, mal vemos uma Banda, não ouvimos os belos dobrados e marchas tocadas em dias comuns como o aniversário da cidade, não temos o glamour de uma “era” que parece ser desconhecida nos tempos de hoje, portanto um pouco da história vai em conta nesta postagem.

Memória Musical de SBC

Uma das melhores Bandas e não mais antiga, mas feita por profissionais é a Banda Sinfônica Municipal de São Bernardo do Campo que foi fundada em 1° de fevereiro de 1974, criada oficialmente através do Decreto Lei 5931 de julho de 1978. Seu organizador e regente era o Maestro José da Conceição Sousa. A Banda era formada pó 34(trinta e quatro) músicos, além do maestro contratados pela prefeitura sob regime C.L.T. . Em 1981 foi admitida o primeiro elemento de sexo feminino, Silvia Aparecida da Alves Nogueira ex integrante da “Banda Municipal Infanto Juvenil do Rudge Ramos”. Representa o município em todas as solenidades oficiais, bem como apresentações dentro e fora de São Bernardo do Campo. Dentre as apresentações mais importantes se destacam a recepção do então presidente da república(na época) General Ernesto Geisel , quando em sua visita em São Bernardo do Campo; diversos concertos sinfônicos, em fim , em todas as ocasiões em que a boa música se faz necessária. Seu repertório é variado, constituído por Marchas Militares, Dobrados, musica popular e Erudita. Destaque especial merece por seu grande trabalho educativo, onde as crianças aprendem musica ao vivo, dentro do programa de educação musical. Durante 1 hora e meia, crianças de 4 a 6 anos, aprendem a diferença entre ruído, e som, percebem como um instrumento musical imita um trovão, pássaros e animais, aprende a reconhecer a dinâmica do som além do grave e agudo.
A BSMSBC gravou disco:
Discografia : Gravado em agosto de 1981.

Este disco meu está autografado pelo Maestro Conceição(de vinil)


Este blog nos tempos de hoje:Foi  um dos que queria muito estar entre eles, fazendo o que gostava, porém dois amigos que estudavam comigo em uma das bandas da periferia, foram escolhidos, Marcelo Lopes(trumpet) e Uziel(que dispensa comentários, pois acho Uziel um dos maiores e melhores clarinetistas que São Bernardo já teve.)
Hoje a realidade da Banda Sinfônica Municipal é ao invés de ter 34 elementos, são apenas 10 incluindo o Maestro que é trombonista.
Gostaria de ter uma conversa com Maestro Conceição, mais conhecido como sargentão, pois ele não dava mole. Hoje a Banda Sinfônica Municipal não tem instrumentistas o suficiente para tocar o Hino Nacional Brasileiro e não são chamadas para as ocasiões que disse anteriormente... desfiles cívicos? Podem esquecer! Quem tem componentes o suficiente para ao menos um Hino Nacional hoje, em 2013, é apenas a Corporação Musical Filarmônica São José.
Ela fez as honras no dia de aniversário de São Bernardo do Campo com o Hino Nacional em 2012, pois a Banda que é do Município, mantida por ela pelo menos, não tem condições para tocar...

Entre no forum aberto de culturas e artes "FACA" clicando aqui

Você vai ficar parado olhando a Banda passar? Deixar de existir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...