sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Não é A, nem B, nem C é a Massa Crítica da Cultura do Grande ABC


A reunião teve início para discutir o Regime Interno do grupo FACA e para o estudo do SNC, colocando informes significativos.
O blog foi avisado, mas não pode comparecer, em uma reunião de debates culturais em Sto André, e quem foi disse a reunião foi muito tensa o ativismo. Uma reunião que foram poucas pessoas(assim diziam os de Sto André) foi contado 30 pessoas e em média comparecem 70 pessoas. Quando eles se encontraram com o Secretário da Cultura tinham em média 300 pessoas.
É de se coçar a cabeça... somos novos(tudo bem), começamos agora(tudo bem) mas nada nos impede que traçamos novas estratégias para atrair pessoas ao grupo.
Trazer pessoas com nome não é difícil, pelo menos para este blog, o mais importante é trazer para reuniões, para a discussão aberta e franca... muitos dizem vir, poucos estão presentes... Alguns por conhecer, mas não pode se expor, ajuda-nos do lado de fora, com informações talvez pequenas, mas pode nas artes, ser aquele ponto que precisava.
O blog fala por si, viu 5 mandatos dizerem que iriam ajudar as artes, no entanto, depois do 1° Encontro Cultural da Cidade de São Bernardo do Campo, pensávamos estar agora encaixando, que teríamos melhor conversação entre artistas(seja la quais as 11 artes) e os políticos, secretários, prefeitos...
Nas reuniões de Sto André, foi observado pessoas de SBC e que estes não estão acostumadas a fazer estes tipos de reuniões, estas mesmas  não sabiam da existência do grupo FACA, deixou a impressão de raiva pelo povo Sambernadense que não se reúne para estes fins. O que falta para o FACA ou melhor dizendo, o que falta para a cultura artística  das cidades(podemos colocar 7 cidades e somaremos muitos, concorda?)
São Bernardo tem pessoas de valor, Sto André, Diadema, São Caetano do Sul tem os seus, alguns não podem se queimar, mas podem ajudar o movimento. Estamos em ponto morto estudando o SNC (Sistema Nacional de Cultura) das quais algumas das características parece estar em impedir a criação do conselho, que para a cidade de São Bernardo é muito importante, pois só a partir dela poderá ser feito algo... mas há profetizações que diz, isso demorará um bom tempo para acontecer, por isso, acho que necessitamos com urgência de um conselho onde nós falamos e não outros que não conhece um pingo no i de artes, musica e cultura.
Vamos para cima, mas antes ficaremos a par de tudo o que o SNC nos oferece e tudo que nos retira...
Lamentamos o site do MinC ficar fora do ar( neste tempo foram tirados tópicos de 2009) queríamos ter feito uma comparativa do que foi destinado desde 2009 e o que compromisso para hoje com o SNC.
É importante ressaltar, não estamos só, mesmo com todas as dificuldades... existe uma que trabalha 30 países 14 cidades, tudo ao mesmo tempo é contratada para este fim. Um intercâmbio Brasil Portugal  que joga todas as notícias sem pudor do que se passa aqui.
A carta de São Bernardo é minúscula se for ver a de Sto André e mesmo assim não temos resposta... A carta de Santo André tem 13 pontos de reivindicação, todos descriminados e enviados ao prefeito, aos secretários, aos vereadores e a presidente do PT, São Bernardo 6, apenas dizendo “eu quero”... enviado apenas para o Secretário da Cultura Neto. E nesta reunião ou encontro com o secretário, apenas algumas personalidades apareceram, no máximo 12.

Sto André está agora reescrevendo esta carta em forma de manifesto.Portanto podemos afirmar que o grupo de Sto André tem o mesmo foco e objetivo que o grupo FACA, porém, eles são muito mais mobilizados, tendo nelas várias comissões, de professores, comissões em grupo, comissões que estuda, da comissão de comunicação...
Avaliações: trazer outros grupos de outras cidades a ter mais conhecimento do que é o SNC, o que proporciona e para cada cidade, embora eu ache pelos relatos é igual para todas, o plano que o município quer implantar(cuidado)... 

O dia em que a Cultura virar Cultura, seremos uma nação melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...