segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Politicamente Artes, Música e Cultura

Quem é das artes, musica e cultura não é uma boa se infiltrar no mundo político, pois como sabemos, ninho de cobras e serpentes não irão faltar. Mas algo me chama a atenção, me dá um alerta de que nós, artistas, não podemos ficar de fora da política... podemos ficar fora, mas sempre por dentro.
Nestas escolhas malucas, um dos nossos irmãos podem querer virar de vez um político que poderá nos ajudar. (será?)
Para não citar a todos , pois existem muitas celebridades, direi apenas um nome Geraldo Vandré que com seus pensamentos e suas poesias, harmonizado com sua música, derrubou canhões, fez acontecer, mas para as administrações de gestão a cultura não interessa.


A Cultura é apenas um hobie e os órgãos de grande poder as vêem como banais e que não dão votos... Estruturas, monumentos, estradas, hospitais, escolas dão, agora tudo o que está debaixo da terra, canalização entre outros não dão, aliás, dão sim... dão dor de cabeça para aqueles que não as compreendem o quão é importante tal obra.
Da mesma forma a cultura vai indo, por canalizações onde ninguém as vê e não dá o devido respeito, por vias de esgoto, todavia estamos melhores que o mau trato que é feito ao meio ambiente.A cultura está sendo esquecida, mutilada e a cada gestão, um membro do "corpo cultural" é passado o facão e incinerado. Não espero que entenda, só deixo claro que nossos governantes não sabem, desconhecem, mal fazem idéia do que é Artes, Música e Cultura... todos  com quem eu conversei, estavam preparados para reclamações ou algo como obras, saúde, educação, etc, mas não tem nenhum conhecimento do que se passa em sua cidade no meio Cultural. De todos os parlamentares, governadores, presidentes e senadores, apenas um me deu uma resposta sem precisar da secretária para tradução, o Deputado Federal Vicentinho.

Penso eu que, o cidadão deve ir a sua biblioteca, de sua cidade e procurar a memória, os patrimônios culturais da cidade, ver o que tem hoje, você ficará estupefato de olhos esbugalhados ao ver que antes não haviam muitas crianças em bocas de fumo, saberia que a música, artes, cultura e esportes ajudaram esta criança e ser uma pessoa do bem. Saberia que estas artes fazem bem ao físico e mental, nunca fará o mal, então porque é tirado e ceifado de nós este direito?
Sou músico e compositor de músicas, neste momento algum gestor está me vendo como um provável mau a sua candidatura, mas não tem problema, eu sobrevivi para ver 7 bandas musicais, mais 13 marciais, dezenas de fanfarras serem aniquiladas em uma só cidade e estamos tentando reconstruir, com muita dificuldade, mas estamos tentando.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário