terça-feira, 9 de abril de 2019

Banda Sinfônica Municipal de São Bernardo do Campo

Em parte as questões de sonoridade dinâmica e articulação . Sinceramente a Banda impressionou muito bem, desde os primeiros compassos e, não foram precisos mais que seis (6) ensaios para obter do grupo respostas claras e precisas da regência de uma banda mais 55 vozes do Coro evidenciando a qualidade dos Músicos e Regente que a compõem. Durante os ensaios havia o sentimento de respeito mútuo , disciplina no âmbito desta Corporação Musical.
A estréia sucedeu-se com enorme aceitação por parte do público com 17 sopros e percussão e em nenhum momento sobrepassou o Coral que igualmente foi muito bem em seu primeiro compromisso público.
Melhor ainda foi no Teatro Municipal de São Paulo. Já mais descontraídos , pelo sucesso e aval obtidos pela estréia em São Bernardo do Campo , o Coral e a Banda conseguiram entusiasmar e praticamente lotava o conceituado Teatro. Era a consagração do esforço de todos os envolvidos que sinceramente ensinaram pelo resultado alcançado.
Ainda em 1983 a banda participou do Ligue Para Um Clássico , TV Cultura, canal 2 em SP (hoje com essa digitalização muita coisa mudou)
Na ocasião
de 1983/1984 dado aos festejos e redistribuindo a "força" dada pela Banda, eis que entra o Maestro José da Conceição Sousa, e o Coral se juntou novamente, mas com crianças , uma formação infantil, entre EMEIs do Município. O motivo não poderia ser mais convidativo . Era a inauguração do brinquedo da cidade... "Sonho com um pequeno mundo encantado onde as crianças vivem todas em paz e harmonia ... Assim dizia Maestro Conceição que coube a mim orquestrá-los para dois Coros e Banda Sinfônica. A Peça foi do agrado de todos os presentes na solenidade. Finalizada a execução o Prefeito convidou as crianças do Coro a inaugurarem o brinquedo em seu lugar, dando por encerrado o evento.
Mas não só de apresentações com o Coral se constitui  o roteiro desta Banda. Recordista de apresentações em público cumpre uma rigorosa agenda que chega, as vezes, mais de um compromisso por dia. Neste sentido e dada grande ênfase ao Maestro, ao preparo físico, aos instrumentistas todos adultos e que em certas ocasiões chegavam a ficar horas em pé, esperando sua hora de intervir. Assim o Cooper na pista durante a semana , ocorrência de jogos de futebol, pois já que tinham 34 elementos davam mais que 3 times, usando o esporte, pois sendo instrumentistas de sopro aproveitavam a oportunidade que o esporte, aptidão física, unindo o útil ao agradável.


 

Um comentário:

  1. José da conceição Souza foi maestro do meu pai José Gomes em 1972. Na época ele saiu da cidade de Sabará MG e foi para São Paulo, chegando na sede da banda ele conheceu um primo com o nome de Messias Gomes

    ResponderExcluir

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...