sexta-feira, 8 de junho de 2018

Mais Cultura, Mais Artes, Mais Musica... São Bernardo Merece

Estamos montando uma Big Band em São Bernardo do Campo, mas o que é uma Big Band??? 

 No Brasil "Big Band" uma grande banda ou banda grande é mais que o tamanho que ela é fisicamente, Ela é considerada uma banda de muitos sons, sons complexos, arranjos ,uma qualidade de sons perfeitos e, porque não dizer, aqueles solos de instrumentos "os improvisos". 

 A  primeira Big Band em que eu participei foi na Fundação das Artes de São Caetano do Sul ( Carinhosamente chamada de Big Band da Fundarte) .
Muitos dos meu colegas, ainda na música e tocando muito, fazem arranjos para quaisquer pessoas e dou alguns exemplos, O Leonardo, (Leandro e Leonardo), Varios compositores de inicio, com suas letras e precisavam de um arranjo musical...
Julio Cesar Versolato tocou comigo na Big Band da Fundarte, junto com Petrusca, Julinho do sax alto, Tico do trombone e por ai vai... uma amizade que nunca esqueceremos pois era a coisa mais gostosa de pegar um objetivo torná-lo uma coisa tão bela que no final eu queria tocar outra vez de tão lindo que ficou... o Yuri no baixo lembra muito bem, e como eu posso dizer para não ficar pornografico minha informação era um T grandão.

Estamos começando com veteranos(eu por exemplo) e pessoas que sem mi mi mi está querendo levar este projeto a frente com seus arranjos.
Há também os iniciantes... poxa eu fui também iniciante e aprendi, melhorei e hoje sou capaz de ensinar, mas não fazer arranjos como Juan... ele sabe o que está fazendo, é mais que educação musical, é trabalhar o que é a musica (HARMONIA, MELODIA, RITMO E DINAMICA) eu coloco a dinâmica como a 4°, a não ser que algum maestro me diga que não e me explique porque! 

A Big Band está bem resumida no wikipédia  e diz:  


Big band é uma expressão da língua inglesa que indica um grande grupo instrumental associado ao jazz. Esse tipo de formação foi muito popular dos anos 20 aos anos 50, período que conhecido como a Era do Swing.Wikipédia
Formas derivadasSwing, Jump Blues, Pop Tradicional
Origens estilísticasJazz; Swing (na década de 1930)

No Brasil outros rítmos tem tal swing, não é o mesmo gênero mas tem suingue(brasileirado)  ou swing... 
em primeiro o Samba Canção, Bossa Nova  considerado o Jazz Brasileiro, mas se vc ouvir e pesquisar vai chegar a conclusão que forró , frevo, baião, maracatu, samba em geral entre outros do sul que se misturam muito com guarânia, Timbalada e Olodum etc... todas tem muito swing, tambem nós chamamos de fusão ou fusion quando se mistura um genero com o outro... tudo isso é coisa que uma Big Band é capaz de fazer.

Noite de Blues no dia do musico no Gambalaia, em Sto André

Uma  Musica que vocês devem conhecer é The Pink Panter (jazz) Oh Happy Day (Funk) Summertime (com varias versões  desde samba, Funk, Jazz, Blues.

Finalização das aulas no CAJUV, quando tinha CAJUV


Amigos, todos vocês estão convidados a comparecer em nossa primeira apresentação e também convidados a fortalecer este blogue que só fala  cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...