sexta-feira, 28 de junho de 2013

Se o Secretário não vem o povo vai até o Secretário


No dia 8 de junho foi dito em alto e bom som, São Bernardo do Campo irá fazer com que a cultura faça parte do curriculum escolar... Cultura? Bom, para uns Cultura é ato, arte, modo de cultivar, lavoura, conjunto das operações necessárias para que a terra produza, instrução, saber, estudo, apuro, perfeição, cuidado e no modo figurado”Aplicação do espírito a(determinado estudo ou trabalho intelectual)”... mas a Secretária mesmo disse em palestra, cultura como Cultura é muito mais que isso. Há um leque finito, mas muito grande.

Como em dicionários, eles estão diretamente ligados a terra.
Existem várias culturas, dentre elas as artes visuais, musicais, plásticas, literais, circenses, teatrólogas,etc etc
O que eu acho que a Secretaria da Cultura quer fazer?
Perdemos anos, muitos foram lesados por administrações de prefeitos, muitas crianças de ontem sabem um pouco do que são estas artes, hoje porém, dificilmente achará um que saiba que misturando tintas azul com amarelo dará verde(incrível mas isso existe) como também não tem senso de ritmo, quer acompanhar um alegre samba de mesa e não consegue... a desculpa é que, eu não sei tocar, não tenho ritmo.
Fiquei de boca aberta, quando na inauguração do Circo 5 Lona , ouvi um som  de instrumentos de sopro, fui até o local, no Parque Hawaí , e sabe como eles liam as partituras, ou pseudo partituras? CCCC.... CCCC.... CCCEEEEEEEEGGGG.GGG C  pois é isso é o começo da Marcha Nupcial , ali estavam um trombone, um trompete, um saxofone tenor. Botei a mão na cabeça e disse para mim mesmo, tem haver alguma coisa que eu possa fazer, pois eu sei, eu conheço, eu fui agraciado por anos em Bandinhas, Blocos Carnavalescos, Big Band de Jazz, Sinfônica de RP, conjuntos de bailes, mas para mim tudo era normal, apenas segui em frente, pois tinha um instrumento, assim eu pensava.
Passou o tempo, anos se foram, e em pouco tempo percebi uma ignorância na parte musical, pra que música, né?


Tive aulas com Walter Sky em meados de 2001 para ser instrutor de fanfarras, ainda me encontro com um ou outro aluno que ainda me chamam de “psor” alguns com 23 outros com 22 anos seguindo outros caminhos, mas apoiando as fanfarras nas escolas. Acredito que estes alunos irão fazer o Diretor habilitar a fanfarra e em São Bernardo existem tantas que estão paradas...só tocarão nos dias 20 de agosto e 7 de setembro, quem sabe 15 de novembro? Mas as solenidades fica apenas para o dia de aniversário de SBC (20 de agosto), nos outros como é nacional, escapar de SBC(que não tem fomento cultural e nem turístico) é melhor...
O Secretário da Cultura Neto, que também é artista, deu uma sugestão para resgatar aquilo que foi perdido e em parte adoto- para crianças ou iniciantes na música, dar a Teoria Musical e instrumentos, que o próprio aluno poderá comprar(flauta doce) Obs. Flauta doce não é instrumento de criança, não é infantil quando tocado com inspiração e sensibilidade.
Lembrando de 2010 no CLM, lá davam aulas para mais de 30 crianças... aprendiam o que era o pentagrama, claves, notas musicais, em fim, faziam o que é música= A Criação mais sublime que o homem já fez, é a Arte de combinar, Melodia, Harmonia e Ritmo.
Eu quero do Secretario Neto uma força tarefa musical... aonde? Nas Escolas do Município e analisar as Estaduais. As do Município é de nossa honra e nosso dever fazer com que funcionem, porém as Estaduais deve-se perguntar o porque que existem instrumentos dentro de determinada escola e não é feito nada com eles?

Bom, sei que existem pessoas que tem certeza que fanfarra é uma coisa do passado, não vende... engano teu... bem pertinho de nós, temos grandes fanfarras ganhadora de vários títulos estaduais....mas as crianças não gostam mais de fanfarras, certo? Não sei enquanto a família de alguns, mas as minhas adoram...
Com a ajuda de alguns músicos de peso do município, como Walter Sky, músicos das antigas corporações e bandinhas, podemos reativar as fanfarras e Bandas Marciais, chamaria até o Claudinho Baeta.
Isso não é um projeto, em nenhuma hipótese, o que mais tarde, pode firmar um projeto legalizado para canalizar e fortalecer nossas bases culturais, aqui e fora de SBC.
Então, reprisando: Fomento Cultural nas Escolas, tanto EMEBs quanto EMEIs e Escolas Estaduais( compreendidas como escolas públicas)... EMEBs e EMEIs além dos instrumentos de percussão(Fanfarras) estudaria o que as escolas tem de trombetas(para fazer uma Banda Marcial). Incluiria instrumentos de sopro do tipo flauta doce, para se aprender a ler uma partitura, pois é um instrumento de fácil aquisição e por ser um instrumento que vai a boca, é por higiene que cada um tenha o seu, seria seu instrumento particular, além dos tantos que você poderá aprender.
Uma orquestra de flautas doces ou um quarteto com dois sopranos e dois tenores, ou deixando mais Barroco, dois sopranos, 1 tenor e 1 Barítono e um Baixo... ou uma orquestra de sopranos,que é a flauta doce mais comum de ser encontrada.
O CLM... somos livres para fazermos de um equipamento que é nosso, sem ônus, o que quisermos, não deixe que o CAJUV e o CRI  caia no mesmo lenga lenga que o CLM entrou, depois de adentrar em um buraco, a rasteira foi tão grande que não conseguiu ainda levantar a cabeça e isso foi devido a uns poucos que fizeram reclamações sobre o espaço, sobre as aulas, sobre os professores, sobre os horários e foi apenas fechar na realidade, quando fizeram a reclamação de que aquele espaço, conhecido como Teatro Martins Pena, estava precisando de reformas... resolveram retirar as aulas e taí, anos sem o verdadeiro poder do CLM
Musica nas Escolas como Projeto Socioeducacional, terapêutico, de inclusão cultural nas várias segmentações que uma escola, a cultura e os esportes podem fornecer.

Certas pessoas enxergam o poder que essas fanfarras tem de tirar crianças da rua, de dar uma opção, outras, que pensam só no seu mundo e não no coletivo quer onerar a cultura. Se ele quer realmente fazer isso, abra sua escola de música com a minha vontade de fazer música.

Gilberto, também filho das bandinhas, mas mais velho que eu, nas turmas de 1966, diz que entregou inúmeros projetos para a Secretaria de Cultura e todas foram olhadas com ânimo, que até parecia “agora vai!” estamos esperando até agora!
Projetos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul de como fazer uma escola de musica(respeitada nacionalmente e uma das melhores da América Latina) foram entregues a Diretoria de Cultura, que antes em 1998 respondia pela cultura... até hoje Gilberto está esperando uma resposta.
Com a Cultura o descaso é grande, por isso além de ler e entender o SNC é pegar casos como este do Gilberto(cadê as nossas fanfarras, bandas marciais e bandas musicais??)



Luiz Marinho, faça agora...
Neto de Oliveira, faça ontem...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. A liberdade de expressão é democrática, faz jus de quem faz dela sua bandeira... o anonimato tira por completo seu poder de reclamar, mesmo que assine abaixo.

    ResponderExcluir

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...