sábado, 15 de junho de 2013

Iria eu dizer sobre a Cultura, mas cultura não existe..

Quando, mas até quando tenho que esperar para que a cultura volte a ser Cultura? E o CLM, o CRI ou até o CAJUV sem contar com as diversas ONG's que existem a cada porta que se abre?
Certamente, um artista não vive só do vento, entretanto não existe artista, porque não sabemos mais o que é ser artista, viramos animais e de certa forma, a forma certa é sempre de quem fala e não a de quem ouve- se José fala, mesmo estando errado, pisa o pé no chão e diz: Estou certo!
Falarei um pouco do CAJUV, maravilhoso projeto criado pelo MUNICÍPIO que envolvem os Jovens em atenções que merecem aplausos... O CRI-Centro de Referência ao Idoso, que é um ótimo lugar para aprender a dançar, quem sabe? Estes dois equipamentos criados aqui nesta cidade, está prestes a ter o mesmo fim que deu o CLM-Centro Livre de Música- Irão sumir.
Uma das causas é que algumas pessoas não sabem o valor que esse equipamento tem ao ser humano e, a outra, é por não saber o que esta fazendo com o poder que tem na mão. Resta então apelar pela ignorância, esperar que outros não saibam o que você almeja, confundir com discursos e sorrisos, um chop no bar e tudo está certo!
Da mesma forma que uma eleição é assim que um voto representativo acontece, enganam , ludibriam e vão tentar alguma coisa para mostrar o certo que eles tem dentro deles. No caso em que conto, não é um poder legislativo(vereador ou deputado, senador), nem executivo (governador e nem presidente) é um representante, na qual o cidadão não tem consciência da importância. Delegar a Cultura não é para qualquer um, por isso, tomem cuidado com sorrisos, artistas sabem sorrir em falso muito bem e pior, você acredita!
Deixe-me dizer um pouco mais sobre o CLM e outras unidades ou pontos de música(oficinas). Nas oficinas é dado, ou deveria dar, aulas de viola caipira, violão, acordeon, flauta doce, com um pingo de teoria musical, mas e no Centro Livre de Musica? São mais específicas. Não que sejam profissionalizantes, mas é uma educação mais abrangente, que culta dar Teoria Musical como principal ingrediente, que reúne, Harmonia(cifras, intervalos, etc) Melodia(percepção, intervalos tocados um após o outro, etc), Ritmo(ordem, compasso, etc) todas em uma só palavra MÚSICA. Além do seu principal ingrediente, a Teoria Musical, é ensinado um instrumento. No caso de uma CLM, a viola caipira, se torna A Viola Caipira, o violão que outrora tocava um rock doTitãns ou outro qualquer, tocará Abismo de Rosas, Romance de Amor no dedilhado o "Carinhoso" de Pixinguinha, cordas dão vidas em quaisquer uma das oficinas, só que no CLM é mais específico. Nos casos em que se ensinam flautas doce, em oficinas da redondeza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...