sexta-feira, 29 de junho de 2018

Classificando os Grupos Musicais

Ultimamente a briga está boa...


Diretora Aureni, uma educadora 
Vejam o caso das velhas bandinhas que deveriam ser mantidas ou pelo município ou pelo estado, estão sumindo e aquelas que ainda estão de pé, teremos que ficar de olho, pois senão, estarão de pés juntos em breve!

Das grandes corporações e grupos , temos as Bandas ( mais ou menos 30 instrumentos) Big Bands ( 20 instrumentos bem tocados) Orquestras sinfônica, Filarmônica ou filantrópica ( mais de uma centena de instrumentistas) Bandas Marciais 40 instrumentos ou mais. Fanfarras, 30 instrumentos...

Porque a briga está boa?

 As Bandas Musicais ( por volta de 30 instrumentos) são chamadas apenas para datas solenes  como , aniversário da cidade, para tocar o Hino Nacional Brasileiro  ou Hino da Independência do Brasil. Ninguém enxerga esta instituição de uma ótima oportunidade de educar... e digo, é a melhor...

Já as Bandas Marciais, tem sua composição feita por trombetas e instrumentos de percussão, não podendo haver um instrumento de chaves para dar melodia... complicado né?


Adicionar legenda
Nas fanfarras, é onde a cidade deveria investir, pois podem ter centenas de instrumentos, várias utilidades que deixariam o cidadão contente. Estandartes, porta bandeiras,caixas de ataque, caixas tenor , ro tom tom , pratos, bombos, surdos... é mesmo um deslumbre contando com as garotas que gostam de fazer acrobacia.

As Big Bands e em especial a de jazz, tem por intuito unir o que a Banda Musical faz com outros instrumentos a mais e se possível, coral de vozes. Instrumentos de corda elétrica são utilizados , Piano acústico ou semi acústico são usados, amplificadores são usados e tudo com uma melhor harmonia , melhor ataque, melhor dinâmica ... ao invés de 10 músicos para tocar em uma fanfarra, é utilizado uma bateria que na intenção não é cobrir o instrumental todo, mas sim dar a música o que ela precisa (rítmica e dinâmica são as mais entendidas)
Em uma Big Band quaisquer instrumentos podem ser utilizados, até uma chaleira d'agua , como o Hermeto Pascoal " Som Dos Deuses"


A Orquestra Filantrópica - - Que se refere a filantropia e ou caridade.Ou seja , ela existe porque há caridade para com ela .

Orquestra Sinfônica- a Origem é de apenas a música , concerto, ligado intimamente à quaisquer fatos que dizem respeito à música!
Orquestra Filarmônica - também com ligação apenas para a música...

Orquestras tem uma qualidade fantástica, anos de estudo, e por mais que um músico já tenha feito faculdade e pós graduação, sempre estará aprendendo. No entanto a Orquestra sempre ficará mais cara , por todas as partes educativas.
Declarando que , A Musica é uma das linguagens culturais e artísticas que nós temos, ela e as outras 10 linguagens que temos de cultura e artística, tem pouca verba para trabalhar em conjunto com a educação, segurança, saúde, pois é essa a ideia.
O PIB para a cultura artística é de 0,8% no máximo, Não criamos uvas e nem somos madeireiros( para quem mora em São Bernardo do Campo, irá entender)

Não sei ao exato o quanto está indo para a educação, saúde e segurança, mas vamos contar que está indo 20% pra cada uma delas, na cultura vc tem menos de 0,8%.






A Música pode com certeza , ajudar na educação, na saúde, na segurança.


Na educação, tiram teus filhos dos celulares, notebooks, ouvem musicas que não sejam fuck in Rio, melhora a matemática, o português, vira um nerd... e sem computador ou via internet.

Na Saúde eu poderia destacar os doutores da Saúde , que vão de hospital em hospital trazendo alegria , paz , felicidade para pessoas com cancer, em UTIs , salas de internação, esperando uma cirurgia, e te falo, só quem passou sabe como é duro os dias que fica sem saber quem virá ou se virá... além de 1 irmã e minhas filhas, só uma pessoa não ligada a minha familia apareceu, e foi uma pessoa ligada à um projeto de mobilidade urbana sustentável entre outros modais de São Bernardo do Campo, o Eurico Marto Rodrigues (in Memórium)




Na Segurança ninguém vai sair atirando e nem virar policial, pelo contrário, a música ensina a ser gente, ensina a não entrar no mundo das drogas, são pessoas mais qualificadas para ser cidadão para o cidadão.


Musica nas escolas, musica nos hospitais, ensine musica ao teu filho, será benéfico no futuro.


Para mim , todos os projetos não devem ser ignorados, todos tem sua qualidade, todos devem ser aceitos pela gestão, por quem administra a cultura e aceito pelas Secretarias de quaisquer municípios, pois fazem parte do dia a dia.



Eu dou os parabéns à essas pessoas 


     

          
I.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...