sábado, 16 de fevereiro de 2013

Você Foi na Biblioteca Hoje?


Parece que o abandono é drástico, não só pelos usuários quanto dos que estão lá em cima, na prefeitura. A Biblioteca não tem mais o seu brilho, dá-se para perceber, pior ainda quando se trata de melhorar o ambiente, acervos, estrutura que hoje tem outra realidade, a inclusão digital, então, acho que você não foi a uma Biblioteca hoje!
Quem pensa que os Bibliotecários não fazem nada, “fica lá sentado esperando o mundo acabar” está completamente errado, pois são pessoas de uma escolaridade altíssima, alto nível cultural, tanto em se tratando de livros quanto as medidas colocadas hoje em dia, se aprimoram dia a dia.
Como observador, não pude deixar de ver degradações em uma das primeiras bibliotecas de SBC.


Vi também uma coisa que parece um “Outdoor” pendurado sobre uma concessionária ou que mecânica de automóveis... aí que está... pendurada? Quando ocorrer um desastre, pois está bem próximo a calçada, quem irá levar a culpa? Até ai, tudo bem, mas se cair o outdoor daquele porte e tamanho, irá, sem duvidas matar alguém!..


Nestes dias estão chovendo muito, então a culpa pode ser de São Pedro ou morreu porque chegou o dia dele?
Algum órgão deveria ver isso né? Bombeiro, polícia, prefeitura, sei lá, mas alguém deveria!
Comentando sobre a parte interna da Biblioteca, em especial a Biblioteca Monteiro Lobato, vejam os mofos, será que um livro sobrevive ao mofo exposto? Não, é claro!

A Biblioteca Monteiro Lobato necessita de uma reforma, pintura, limpeza nas telhas e troca daquelas telhas eternit, por alguma mais resistente, sem falar que precisa podar o matagal na praça em frente.
Você pedala uma bicicleta? Gosta de ir a Biblioteca? Fique sabendo que não tem um bicicletário de confiança, a não ser dois postes, um com uma placa proibido estacionar e outra  grossa do poste de iluminação.
Querem sugestões para bicicletários de confiança vejam o 


Há outros comentários de Bibliotecas, fora a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.
Um relato, após esta postagem, foi que na Monteiro Lobato, fazia tempo que não entrava, mas naquela época, os atrativos já eram escassos e mencionou outras bibliotecas, como por exemplo, a Biblioteca Machado de Assis, no Riacho Grande,que uma samambaia estaria nascendo dentro do equipamento, do prédio, e conforme ele, crescendo em uma rachadura!
A Biblioteca Manuel Bandeira, no mesmo prédio da Secretaria da Cultura,  é um espaço horrível. São espaços que só não estão à míngua graças ao esforço dos funcionários que realizam uma série de atividades culturais com os recursos escassos (ou praticamente nulos). 
Não é necessário dizer que estamos de olho, não é verdade?

Para doar livros: Espaço Troca Livro - que fica ali na Av. Prestes Maia. No caso específico das bibliotecas escolares, livros que são bons, mas inadequados para a faixa etária das escolas municipais são encaminhados para espaços da prefeitura que atendem adultos e jovens como as EM e a Fundação Criança. Uma grande parte (a maior parte!) acaba sendo descartada por serem livros com fungos, que sofreram danos com umidade, rasgados, rabiscados, comidos por ratos. Mas nada impede que se o livro for bom, raro seja recuperado, pelo menos espero isso!





E se houvesse oportunidades para todos??? Foto premiada World Press Photo 2013
Descrição: catadora de lixo lendo em um lixão de Nairóbi, no Quênia
Leitura no Lixão

Em outro comentário que completa a informação deste blog.: sobre os livros doados, uma parte deles, os em bom estado é claro, são devidamente higienizados , preparados, e disponibilizados em UBs, dentro de um projeto chamda" Espalhando a Leitura" no qual quem quiser pode ler no local ou levar para casa sem nenhum tipo de borocracia ou controle , é pedido apenas para depois de lê-los devolvê-los, para retroalimentar o projeto.
 texto revisado com novas informações dia 17/02/2013

Agora,se você pegou emprestado e não devolveu? Por favor, muitas pessoas dependem desses livros, inclusive eu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...