domingo, 10 de abril de 2011

Pinacoteca de São Bernardo terá ciclo de palestras abordando as diferentes expressões do corpo

Ana Carolina Martins
da redação
A Pinacoteca Municipal de São Bernardo do Campo terá, de 9 de abril a 30 de junho, o ciclo de palestras Corpos Inacabados – O Corpo na arte e na cultura, que será realizado por importantes historiadores e pesquisadores da área. O tema, que é contemporâneo e discutido nos veículos de comunicação, será abordado a partir do ponto de vista da arte, história do corpo, sociologia e antropologia.

A abertura será neste sábado (9/4), às 17h, com a temática A questão do crânio na arte de hoje, com o professor titular em História da Arte da Universidade de Campinas (Unicamp) e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Jorge Coli. Na ocasião, será abordada a obra de Damian Hirst, que tem a forma de um crânio, e tornou-se parte essencial de um debate entre artistas da atualidade.

No dia 13, às 19h, será realizada a aula-espetáculo Corporeidades brasileiras – da tradição à cena contemporânea. O diálogo entre as artes tradicionais brasileiras e a criação contemporânea é o motivo para essa aula que aborda procedimentos metodológicos, reflexões e treinamentos para atores, músicos e bailarinos.

Já no dia 16, às 17h, haverá a palestra O corpo na cultura popular, com a professora do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, Jerusa Pires Ferreira. O objetivo da atividade é discutir o corpo e suas dimensões ligadas ao divino, ao desmesurado e ao grotesco.

Para finalizar a programação de abril, será realizada no dia 30, às 17h, a palestra O corpo do outro: ciência e espetáculo nas exibições da Vênus Hotentote. A doutoranda no programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), Janaina Damaceno, irá destacar o tratamento que o corpo de uma mulher negra sul-africana teve como atração em circos e associações científicas européias que apontam para questões de raça, gênero e sexualidade.

O ciclo de palestras é gratuito e aberto a toda população. Serão fornecidos certificados para cada atividade. O evento também acontecerá nos meses de maio e junho. A Pinacoteca fica na Rua Kara, 105, Jardim do Mar. Mais informações pelo telefone 4125-2466.

Exposição – A Pinacoteca Municipal ainda terá, de 9 de abril a 28 de maio, a exposição Acervo em Destaque. A Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi realizará uma mostra de livros, catálogos de exposições e artigos de jornais, destacando a representação do corpo humano na arte e artistas que têm este tema como referência importante ao seu trabalho. A visitação acontece de terça a sábado, das 9h às 17h; às quintas-feiras, a visitação vai até às 20h30.

fonte: www.saobernardo.sp.gov.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...