quarta-feira, 1 de maio de 2013

Banda Mirim da EEPG Dr Baeta Neves, Medalha de Ouro do Mérito Juvenil


A Banda  Mirim Baeta Neves foi formada em 1963 por iniciativa da então diretora da EEPG “ Dr. Baeta Neves” , Sra Antonia Ortega de Abreu, que viu a possibilidade de aproveitamento do entusiasmo que a musica desperta normalmente nas crianças , canalizar o interesse dos escolares, retirando-as da rua, dando-lhes oportunidade oportunidade de aprimoramento de sua educação.
Foram selecionados crianças do corpo discente do estabelecimento, crianças de idades variáveis entre 8 à 12 anos.
A Bandinha, como era chamada carinhosamente, teve o apoio da Municipalidade, na pessoa do prefeito Lauro Gomes de Almeida, que contratou o Maestro Irineu Negri Garcia, Maestro naquela época da “Corporação São José” , fornecendo fardamento, instrumental e incentivo a todo corpo docente daquele estabelecimento onde até esta data está sediada.
Logo após a primeira apresentação em 5 de outubro de 1963, tornou-se conhecida, devido ao enorme sucesso alcançado e inúmeros convites de cidades vizinhas começaram a surgir.
A Bandinha tornou-se fator de divulgação do Município, apresentou-se por quase todo Estado de São Paulo, em algumas cidades de Minas Gerais, Estado do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul...
Apresentou-se em todos os canais de televisão da Capital , participando de programas de grande audiência . A convites da TV Globo, fez parte integrante dos festejos da inauguração dos equipamentos de transmissão a cores da Emissora.
Participou do Cidade x Cidade São Bernardo do Campo contra Guarulhos competindo com um famoso trupetista intenacional RONALDO LAKE , conseguindo uma vibrante vitória com o numero “Exalta Samba”.
Participou da gravação da novela REDENÇAO, produzida pela extinta TV Excelsior  de São Paulo, gravada na “Cidade das Criança”.
A convite do Governo do Estado, participou da recepção do então Presidente da República Gal Arthur da Costa e Silva que, descendo a Tribuna Oficial cumprimentou todos os componentes da banda, pelo brilhantismo da participação ao executarem a música “El Presidente” o mesmo aconteceu com o Presidente da Alemanha na inauguração da ETI (Escola Técnica Industrial) “Lauro Gomes de Almeida “ e do General de Gaulle, Presidente da França em 1963.
A Banda recebeu convites para apresentações internacionais como por exemplo: Festivais Internacionais de Bandas de Barcelona , Espanha (Setembro de 1970) e o Festival Internacionais de Bandas em Roma, Itália (Dezembro de 1973).
Dos concursos, campeonatos de que ela participou, conseguiu as seguintes classificações:
1970- 1° lugar, na categoria, no concurso de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
1971-1° lugar, na categoria, do concurso de Bandas e Fanfarras de Pinheiros- São Paulo.
1972- Campeão Nacional, Do Concurso de Bandas e Fanfarras da TV Record, São Paulo.
Foi a primeira Banda a receber MEDALHA DE OURO DO MÉRITO JUVENIL,ourtogada pela Assembléia Legislativa de São Paulo oferecida as 10 melhores Bandas do País
Em 1974, com a criação do Departamento de Cultura a Banda passou a ser subordinada ao mesmo. Em setembro de 1976 o então Diretor da EEPG Dr.Baeta Neves, Sr Fernando Gomes, pediu ao Exmo Sr Prefeito que ela voltasse a ser subordinada aquela escola, o que foi autorizado pelo Geraldo Faria Rodrigues, através do Termo de Acordo Responsabilidade n°91/76 de 21 de outubro de 1976, ficando a partir desta data a escola estaria responsável pela guarda e conservação de todo instrumental pertencente a Banda, bem para designá-las em comparecer em solenidades sempre que convocada pela Prefeitura.    
Quanto ao aproveitamento do ponto de vista profissional os objetivos foram alcançados,sendo que muitos dos seus componentes foram contratados por artistas, tais como Roberto Carlos, Elis Regina, Sargentelli, Wando, Ivan Lins, Fábio Junior e outros também foram ingressar em Orquestras Sinfônicas do Estado de São Paulo,Banda da Policia Militar,Banda do Exercito, Banda da Aeronáutica, Banda Municipal de Diadema, Escola de Musica do Teatro Municipal de São Paulo, Fundação das Artes de São Caetano do Sul.
Diversos foram os músicos que iniciaram seu aprendizado da Bandinha do Baeta e do Rudge Ramos.Daqueles que se profissionalizaram mais tarde podemos destacar uma nova geração de trombonistas que atuam tanto na música popular como a erudita. Roney, Wagner, Donizetti e Bocato são profissionais nascidos destas Bandinhas, Eles atuam nas principais orquestras do Estado além de cumprirem uma extensa agenda de concertos e gravações com os mais destacados da MPB, entre Roberto Carlos, Ney Matogrosso, Sargentelli, além da saudosa Elis Regina.

Acervo de Memória Musical de São Bernardo do Campo


O Blog
Esta é uma história de vitórias, pois apostaram em crianças, fizeram delas vencedoras de concursos, ser homenageada por presidentes que, além o nosso Presidente, o Presidente de outras duas nações... Este documento que faz parte da Memória Musical da cidade de São Bernardo do Campo escrita em 1982, depois de mais de 30 anos reconta a história e este blog está atento!
Que depois do ano 2000, a banda quase fecha, em 2003 ela não tem mais incentivo da cultura, que em 2007 houve uma tentativa, mas quem estava se empenhando na realidade eram as bandas ainda existentes e não o poder público,regentes se reuniam,  e resolveram doar os instrumentos... das 7 Bandas que existiam , no ano de 2005 viria apenas 2 formadas por doações e todo o instrumental da Baeta, é da Corporação Filarmônica Maestro Pedro Salgado.
A Idéia dos Regentes, Maestros e Músicos, seria formar aquela que um dia foi uma das melhores do mundo, e , no anseio socioeducacional , tirar as crianças das ruas, esse era o alvo!
É por esse motivo que São Bernardo do Campo era chamado de Cidade das Bandas, pois além de muitas Bandas Musicais, fanfarras, Bandas Marciais, tinham uma conta de 7 bandas.
Tenho Orgulho deter pertencido as Bandinhas em 1977 até 2001, de ser Sambernadense

Alguns Recortes vieram das mãos de Walter Sky, músico e dado o nome carinhoso de "O professor" 




 
Dessa Banda saíram muitos músicos profissionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia de São João

Falta pouco para os que estão bem de saúde e não tem idade superior a 50 se colocando entre as pessoas que estão na faixa de risco de morte ...